sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cuba Libre

Ok, hoje é sexta-feira, ou seja, dia de balada. Assim, as receitas de hoje foram pensadas a partir desse conceito. O drink a seguir é a minha sugestão para o seu “esquenta”, a sua “pré-balada”. A idéia é já sair calibrado pra night, para evitar um grande consumo dentro das boates e bares, onde os preços são geralmente salgados e no final da noite doem o bolso. Desta forma, lhes apresento a Cuba Libre.


Ingredientes
- Rum branco (Bacardi Superior, Montilla Carta Cristal ou Carta Branca, Havana Club Añejo Blanco ou Añejo 3 Años, dentre outros)
- Refrigerante de cola
- 1 limão pequeno (pra quem não gosta de limão, ele pode ser dispensado)

Modo de preparo

de acordo com a IBA (International Bartenders Association):
- Em um copo longo, encha ¾ de sua capacidade com gelo
- Adicione 50 ml do Rum
- Adicione 100 ml do refrigerante de cola
- Fatie e coloque uma rodela de limão na borda no copo, como decoração (obviamente, opcional)

minha sugestão:

- Em um copo longo, encha ¾ de sua capacidade com gelo 
- Adicione 1 e ½  oz (42 ml) do Rum
- Corte o limão em 4 partes, esprema 1 fatia sobre o Rum e o gelo e deixe-a dentro do copo
- Complete com o refrigerante de cola
- Coloque a rodela de limão na borda no copo, como decoração, somente se quiser causar uma boa impressão na galera. Se sua intenção é somente "chapar o melão", sozinho, essa etapa é totalmente dispensável e inútil!

Sobre o Drink
- Possui aproximadamente 199 calorias.

Dicas
- Não se esqueça de lavar bem o limão
- No caso da Cuba Libre, o canudinho tem mais função de enfeite do que alguma funcionalidade real, podendo ser totalmente dispensado
- Se você preferir rum ouro, ele pode ser utilizado no lugar do rum branco. É questão de gosto


Curiosidades
- Em alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá, esta bebida é conhecida como Rum and Coke e geralmente não leva limão (no máximo, utiliza-o somente como decoração)
- A medida Oz (ounces) é a medida usada na América do Norte e utilizada na coquetelaria internacional
- 1 oz é equivalente a 28 ml
- Na coquetelaria, os copos longos próprios são chamados de Highball

Um pouquinho de história
A Cuba Libre (também chamada de La Mentirita, como uma sátira à situação de Cuba) é um coquetel refrescante e bem simples de ser preparado. Muito saboroso, este clássico está sempre presente em festas e bares.

A história do surgimento desta bebida é controversa e existem diversas versões, sendo que a maioria delas e a mais famosa delas, possui erros históricos. O que podemos dizer com mais certeza é que ela nasceu em torno de 1900, data em que a Coca-Cola chegou à Cuba.

Mas o importante é saber que a Cuba Libre, combinação de Rum (que durante a Revolução Cubana tornou-se símbolo da luta socialista, pois durante os encontros dos socialistas bebiam-se Rum) e Coca-Cola, abrandava o calor sentido pelos soldados durante a guerra, e no pós-guerra foi muito consumida pelos americanos durante os verões que se seguiram, rapidamente tornando-se um drink clássico e mundialmente reconhecido. Hoje, ela recebe diversas variações em sua composição e nome, de acordo com as peculiaridades de cada país.

Fonte: Wikipédia


Obs: Dedico este post ao meu amigo Lucas Ferst, que foi meu companheiro de trabalho em Barra Grande/BA e que compartilhou comigo diversas Cubas Libres ao longo do verão. E que verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário