Durante muitos anos, artistas cubanos da vanguarda ficaram no ostracismo, muitos deles sem tocar seus instrumentos por mais de 10 anos, até o dia que Ry Cooder, compositor, produtor e lenda da guitarra, com a expectativa de reunir músicos cubanos para a gravação de um disco, viajou até Havana em 1996, quando entrou no Egrem Studios juntamente com, entre os mais famosos, Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Omara Portuondo, Eliades Ochoa Faustino Oramas e Rubén Gonzáles, muitos deles com mais de 60 ou 70 anos e muitos já aposentados.
Como resultado sai o CD Buena Vista Social Club, que ganhou o Grammy de vendas internacionais. O título do disco, Buena Vista Social Club, é uma referência a uma antiga casa de shows cubana, que havia deixado de existir por volta dos anos 50.
Quando Cooder retorna a Havana para gravar o CD solo do vocalista Ibrahim Ferrer, de 72 anos, o cineasta Wim Wenders estava pronto para documentar a ocasião. Wenders dividiu o filme entre os retratos dos intérpretes que contam suas histórias diretamente à câmera, enquanto passeiam pelas ruas vizinhas a Havana e uma celebração das maravilhosas músicas ouvidas em interpretações de estúdio, no primeiro concerto em Amsterdã, na Holanda, e no segundo e último concerto no Carnegie Hall, em Nova York (EUA).
Uma viagem pela Cuba de agora que relembra seu passado, revivendo por meio da música uma cultura esquecida e que de repente, ressurge do coração das platéias de todo o mundo.
Difícil não se emocionar...
Título original: Buena Vista Social Club
Mídia: Dvd
Mídia: Dvd
Ano de lançamento: 1999
País de produção: Cuba
Gênero: Documentário
Duração: 105 minutos
Sistema de cor: Colorido
Idioma original: Espanhol - Dolby Digital 5.1
Legenda: Português
Nenhum comentário:
Postar um comentário