terça-feira, 12 de julho de 2011

Mojito

Finalmente ele chegou! O drink que você tanto me amolou para que eu lançasse no blog! Sim, estou falando do famoso MOJITO. Mas fica ligado, pois se pronuncia [môrrito], e não /mojito/, /mojitos/, /morritos/, /doritos/...

O Mojito foi a bebida favorita do lendário escritor Ernest Hemingway. Ele tornou o bar cubano “La Bodeguita del Medio” famoso por ser seu frequentador regular e por ter escrito "My Mojito in La Bodeguita, my Daiquiri in El Floridita“ (meu Mojito no La Bodeguita, meu Daiquiri na Flórida). Esta frase, escrita em Inglês, pode ser lida na parede do bar até hoje, em sua caligrafia.

Ingredientes
- Rum branco (Bacardi Superior, Montilla Carta Cristal ou Carta Branca, Havana Club Añejo Blanco ou Añejo 3 Años, dentre outros)
- Água gaseificada
- (Suco de) Limão
- Folhas de hortelã
- Açúcar
- Gelo (é óbvio)


Modo de preparo

de acordo com a IBA (International Bartenders Association):
- Em um copo longo, coloque 3 folhas (grandes) de hortelã
- Adicione 2 colheres de chá de açúcar
- Esprema e adicione 30 ml de suco de limão
- Macere (pressionando e girando levemente, contra o fundo do copo) as folhas de hortelã
- Encha o copo com gelo

- Adicione 40 ml do Rum
- Complete com Água Gaseificada

- Como decoração, coloque um ramo de hortelã saindo para fora do copo
- Sirva com canudo


minha sugestão:

- Em um copo longo, preencha bem seu fundo com folhas de hortelã
- Adicione 1 colher de sobremesa de açúcar refinado ou mascavo (caso queira dar um tchan na bebida)
- Esprema meio limão (de tamanho médio/grande) dentro do copo (e jogue o bagaço fora)
- Macere (pressionando e girando levemente, contra o fundo do copo) as folhas de hortelã
- Encha o copo com gelo

- Adicione 1 e ½ oz (42 ml) do Rum
- Complete com Água Gaseificada (ou Schweppes Club Soda para dar outro tchan na bebida)
- Com uma colher de bar (bailarina) ou uma colher longa, mexa o drink (de forma que as folhas de hortelã saiam do fundo e “subam”, espalhando-se pelo)

- Para causar, coloque um ramo de hortelã saindo para fora do copo
- Sirva com canudo


Dicas
- Não se esqueça de lavar bem o limão
- Nesta bebida, o canudinho é importante
- Para macerar (amassar espremendo) o limão, utilize um macerador. Caso não tenha um, pode-se utilizar uma colher de pau, um cabo de martelo (isso mesmo) ou qualquer coisa que funcione, desde que esteja bem higienizada
- Ao macerar, as folhas de hortelã devem ser somente “feridas” para liberar seus óleos essenciais, então cuidado para não rasgá-las e destruí-las


Curiosidades
- A medida Oz (ounces) é a medida usada na América do Norte e utilizada na coquetelaria internacional
- 1 oz é equivalente a 28 ml
- Na coquetelaria, os copos longos próprios são chamados de Highball
- Na coquetelaria, a colher longa apropriada é conhecida como “Colher de Bar” ou “Bailarina”

Um pouquinho de história
Esse coquetel com mais de 100 anos não está tão bem documentado. Sabe-se que se popularizou na noite de Havana, usando ingredientes nativos do Caribe. A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga.

É comum pensar que o Mojito foi inventado pelo famoso restaurante cubano "La Bodeguita del Medio", devido a reputação da casa em se preparar este drink e principalmente pelo fato do estabelecimento ser frequentado por ninguém menos que o escritor Ernest Hemingway, o qual era um grande apreciador do Mojito e que adorava contar histórias sobre o surgimento da bebida.

A história do surgimento do Mojito possui 2 versões principais distintas:

Versão 1: O Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. Segundo Ernest Hemingway, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de Rum.

Versão 2: Foi inventado durante a Lei Seca americana, quando as pessoas que queriam beber álcool legalmente tinham de sair dos EUA, indo por exemplo para Cuba. Muitos americanos já estavam acostumados a tomar um coquetel similar ao Mojito, porém feito com Bourbon (Whiskey americano). Faltando este destilado no Caribe, foi substituído pelo Rum branco.

Fonte: Wikipédias da vida

Sugestão de acompanhamento
Entre no clima caribenho e beba este delicioso e refrescante drink assistindo ao excelente documentário que conta a história do grupo Buena Vista Social Club, banda formada pela velha guarda da música cubana. Ou melhor ainda, reúna seus amigos, coloque o som do Buena Vista rolando e sirva rodadas de Mojito. As garotas vão curtir dançar ao som do grupo e a bebida vai esquentar o ambiente.
;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário